domingo, 12 de abril de 2009

Realfabetização virtual... e 1º meme!

Me ocorreu que com meu ingresso na faculdade (há "mais de 2 anos") a falta de tempo para navegar quase me tornou uma "analfabeta virtual". Tenho tropeçado com frequencia em termos e jargões usados na rede, e frequetemente sou socorrida por amigos como a @gigikiedis. Sempre que tenho dúvidas acaba rolando, o que no twitter (também) é chamado de #tutorial. Hoje aprendi o que seria um meme... pequisei bastante e achei interessante dividir com vocês desde a origem etmologica até a "prática"... como funcionaria um meme.

Bom, meme é um termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta. O termo representa o que para a memória é o mesmo que o gene para a genética, sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros.

No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos.

AGORA VAMOS AO MEU PRIMEIRO MEME:

Esse meme eu vi no blog da Gigi (Coisas aleatórias sobre mim).

Ela convidou a Thais e "pra quem mais quiser fazer", então cá estou eu fazendo...


Regritchas:


  1. Linkar a pessoa que te indicou.

  2. Escrever as regras do meme em seu blog.

  3. Contar 6 coisas aleatórias sobre você.

  4. Indique mais pessoas e coloque os links no final do post.

  5. Deixe a pessoa saber que você o indicou, deixando um comentário para ela.

  6. Deixe os indicados saberem quando você publicar seu post.

Vamos agora as six things:



  1. Eu choro lendo livros, assim como vendo filmes. Eu choro até molhar as paginas do livro... os ultimos livros que me levaram ao pranto foram "O Pequeno Príncipe"(mesmo sendo a 5ª vez que lia), "A Cabana" e "A Cidade do Sol" #lagrimas só de lembrar...
  2. Eu nunca tive "o dia mais feliz da minha vida" mas já tive "o mais triste" (e mais de uma vez)...
  3. Eu queria ser bailarina ou pianista (vide postagem Ciranda Da Bailarina - Chico Buarque)
  4. Eu estou no 6º periodo do curso de Direito e apesar de me dar muito bem nessa área e amar o que faço, acho que vou acabar fazendo medicina, jornalismo e mais uns 5 outros cursos depois.
  5. Eu sou a pessoa mais curiosa que conheço. Conhecimento para mim é uma arte... saber de tudo e todos, ao menos um pouco.
  6. Também sou a pessoa mais impulsiva do mundo, e isso me rendeu os momentos mais felizes de que me recordo... e os mais tristes também.
Bem, é isso... eu queria colocar mais umas 20 coisas aleatórias sobre mim, mas o meme diz seis, então siguemos as regras. Se alguém me indicar de novo eu escrevo ao menos mais 6 rsrsr. Eu indico a Mariana.


Um comentário:

Mariana disse...

Menina! A-do-rei!
Já re "reindiquei" porque eu fiquei muito curiosa em saber o que você tem pra contar mais! hahaha

Quanto ao desapego... Nossa, foi um amigo meu daqui que ensinou. Funciona, caso esteja querendo tentar!

Beijinhos! :*